Dia do Diabético
Sob Controle
Para que a pessoa com diabetes possa ter uma vida normal e reduzir ao máximo o risco de desenvolver uma complicação, é necessário ter a doença sob controle, que significa manter as glicemias dentro dos níveis fisiológicos (no jejum entre 80 e 110 mg/dl e níveis pós-alimentares inferiores a 140 mg/dl).
Mas para manter o diabetes, seja I, II ou gestacional, controlado é preciso fazer dieta, atividade física e o uso terapêutico adequado da insulina, quando for indicada para o tratamento.
também importante fazer alguns exames, como controle periódico da glicemia, hemoglobina glicosilada e glicosárias, além de outros exames laboratoriais para avaliar a dislipiudmia, função renal e controle da pressão arterial.
A prática da atividade física fundamental no controle do diabetes. Isso porque ajuda a manter a glicemia dentro dos níveis desejados, na manutenção do peso corporal e no controle da dislipidemia, entre outros benefícios.
Possuir uma equipe de especialistas também muito importante, pois a orientação terapêutica fundamental para o manuseio do diabetes. Vale lembrar que ter hipoglicemias de vez em quando é normal para quem mantêm o diabetes sob controle. Mas é possível reduzir o risco de hipoglicemia com alimentação e medicamentos adequados.